Reunião sobre a Ruptura do Convênio entre Prefeitura e Escola SESI Paragominas

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Em atendimento à solicitação da câmara, a equipe da SEMEC compareceu à sala das comissões na manhã desta segunda-feira (18), para prestar esclarecimentos sobre a ruptura do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Escola SESI (Serviço Social da Indústria). O fim do convênio preocupou pais de alunos que se mobilizaram nas redes sociais e na frente da escola para protestarem contra a decisão. As principais questões apresentadas pelos vereadores à secretária Ana Glória Nascimento foram no sentido de se manter na rede municipal de ensino a qualidade oferecida pelo SESI nos quesitos ensino e segurança, além da preocupação com a localização da escola para onde serão remanejados os alunos.

Pautas:
Qualidade na educação – a escola SESI recebeu nota 7,0 no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), superior às demais escolas da rede municipal que têm uma média de 4,5. A secretária assegurou que nesse quesito não haverá defasagem uma vez que os professores da instituição são os mesmos que atuam na rede municipal de ensino.
Segurança – diferentemente das escolas da rede municipal, cuja segurança é feita de forma remota, o SESI não tem histórico recente de assaltos. A instituição tem a presença de segurança patrimonial. A câmara reforçou a necessidade da elaboração de estratégias mais eficazes de segurança nas escolas municipais.
Remanejamento – Quanto ao remanejamento dos alunos, de acordo com a secretária, há vagas suficientes em escolas próximas ao SESI para receber os novos alunos (cerca de 290), e que haverá uma reunião com os pais para o melhor direcionamento desses alunos.

Depois da discussão na Câmara, vereadores se dirigiram à SEMEC onde estavam reunidos os pais dos alunos para novas negociações. A Câmara estará acompanhando de perto o desenvolvimento desta situação para encontrar junto aos pais de alunos e executivo o caminho mais justo e adequado para a resolução que será informada pelos nossos canais de comunicação.

ASCOM/CMP

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