Campanha Outubro Rosa de Prevenção ao Câncer de Mama

Com a chegada de outubro a cor rosa começa a aparecer em diversas campanhas e ações nos alertando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Mas você sabe quais são os objetivos dessa campanha?

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e é a 2ª causa de todas as mortes de mulheres no Brasil, atrás somente das doenças do sistema circulatório. Entretanto, se diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada e com qualidade tem até 95% de cura.

Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida.

A postura atenta da mulher em relação à saúde das mamas significa conhecer o corpo e quais alterações são consideradas suspeitas. Por isso, é fundamental para a detecção precoce dessa doença que o autoexame – exame de toque das mamas – que deve ser feito todos os meses, sempre, no quinto dia após a menstruação.

A Câmara de Paragominas é incentivadora das campanhas voltadas às áreas da Saúde e apoia mais essa causa.

Câmara Municipal de Paragominas – Um Novo Tempo