Vereador Hesinho Moreira reivindica a inclusão do trecho que passará por Paragominas na Ferrovia Norte Sul

A Ferrovia Norte Sul é considerada a espinha dorsal do transporte ferroviário brasileiro, cuja expansão poderia fomentar a indústria, o agronegócio e, portanto, o desenvolvimento da região norte. Contudo, mais uma vez o norte é preterido em favor do sul e sudeste, já que o governo não incluiu na concessão o trecho que compreende Açailandia à Barcarena, deixando o Pará sem esse importante modal de transporte.

Tudo indica que a VALE será a grande beneficiaria dessa concessão, pois já opera trecho da Norte Sul e detém a concessão exclusiva da Estrada de Ferro de Carajás, que leva o minério paraense para ser exportado pelo Porto de Itaqui, no Maranhão.

Diante disso, o Presidente Hesinho conclamou os seus pares para pressionarem a classe política paraense, principalmente Senadores e Deputados Federais, para buscarem junto ao Governo Federal, a inclusão do trecho paraense que passará por Paragominas.

A proposição obteve a anuência dos demais e o vereador Edinho sugeriu ainda que fosse formalizada uma denúncia ao MPF.

Câmara Municipal de Paragominas – Um Novo Tempo

Por Jorginho Quadros